segunda-feira, 13 de junho de 2011

Meme Literário

Recebi este meme Literário da minha querida Cris do "Cafofo", portanto, aí vão as respostas:


1. Existe um livro que leria e releria várias vezes?
Sim, vários, porém os campeões de releituras são – “Um Certo Capitão Rodrigo” de Érico Veríssimo e o poema “Juca Mulato” de Menotti Del Picchia.

2. Existe algum livro que começou a ler, parou, recomeçou, tentou e nunca conseguiu ler até ao fim?
sim, “Enterrem Meu Coração na Curva do Rio” de Dee Brown.  Relato sobre a conquista e extermínio dos índios norte-americanos, aquela nobre gente pintada, entre eles o grande herói Jerônimo. Um dia devorarei totalmente esta grande obra.

3. Se escolhesse um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
A Bíblia.

4. Que livro gostaria de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leu?
Inúmeros, entre eles “Napoleão” de Emil Ludwig.

5. Que livro leu e nunca esqueceu a cena final?
Questão um tanto difícil de ser respondida, normalmente guardo boas recordações das publicações lidas.

6. Tinha o hábito de ler quando era criança? Se lia, qual era o tipo de leitura?
Não. Minhas leituras quando criança limitavam-se a revistas de quadrinhos, minha família não tinha condições de adquirir bons livros.

7. Qual o livro que achou chato e mesmo assim leu até o fim? Por que?
“Amor Vário” de André Resende, No início a história parecia interessante, depois ficou muito chata, só com muita cachaça cheguei ao final.

8. Indique alguns dos teus livros preferidos:
Inúmeros, entre eles cito:- “O Coronel e o Lobisomem”, “Olha para o Céu Frederico”, ambos de José Cândido de Carvalho, “Dinheiro Queimado” de Ricardo Piglia, “Doidinho” de José Lins do Rego, “Vidas Secas” e “São Bernardo” de Graciliano Ramos e “1808” de Laurentino Gomes.

9. Que livro está lendo neste momento?
Com todas as dificuldades de tempo estou lendo três livros, são eles:- “A Lei do Triunfo” de Napoleon Hill, “O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham e “Alquimia das Finanças” de George Soros.

10. Indique dez amigos para o Meme Literário:
Seguinte, vou selecioná-los e logo mais informo, certo? Correto?


4 comentários:

  1. Oi Mi, primeiro quero te agradecer por ter respondido. Você sabe, salvo algumas ressalvas eu gosto de memês literários, mas só.
    A maioria dos livros que citou só li Vidas Secas, acho é um clássico, será?
    Poema eu nao teria paciência em ler...
    Meu tempo também tá curto, mas fico na boa, ou pelo menos tento.
    Valeuuuuuuuuuu man!

    ResponderExcluir
  2. Yo el único libro que no he podido terminar es "Los Versos Satánicos", casi "mato" por conseguirlo en su momento por la polémica que despertó y luego me resultó una plasta.

    Besos

    ResponderExcluir
  3. Interessante auto-entrevista literária, meu caro! Livros são sempre bons, o brincar com aquelas letras que forma mundos e personagens vivos é sempre um grande prazer... Além dos que citaste, citaria todos os de Machado de Assis, meu escritor favorito, e Dom Quixote, de Cervantes.

    Aparece nos Morcegos: eles voltaram em novíssima temporada, lendo as mentes dos blogueiros mais incautos...

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Miguel, as suas escolhas literárias são ótimas e alguns livros que citou, acrescentei a minha lista, já que quando vou encomendar livros, sempre esqueço aqueles que me foram indicados. Agora estou fazendo diferente.
    Madame Bovary foi o pior final de livro, no sentido da personagem sofrer tanto até ficar azul! Emma envenena-se. Charles, de amor, não suportando a realidade da traição da esposa, acaba morrendo também. Um drama que Shakespeare aprovaria, certamente!
    Ah, Desculpe!! Contei o final! Mas a essa altura deve ter lido essa obra prima.
    Feliz natal!! Beijus,

    ResponderExcluir